quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ENFIM O PROJETO

SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL



















Campo Verde, Novembro/2009
ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO VERDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTONIO
















SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
















Componentes:
Alunos do 6º ao 9º ano
Professora orientadora: Alice A.S.Rolon



SUMÁRIO






04 - Introdução


05 - Justificativa


06 - Objetivo Geral e Objetivo Específico


07 - Fundamentação Teórica


10 - Metodologia


11 - Conclusão


12 - Bibliografia
















INTRODUÇÃO




Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/1999). “A qualidade do ambiente é um fator determinante da saúde e de grande importância.
A degradação ambiental produz efeitos negativos diretos e indiretos sobre a saúde das pessoas e compromete o desenvolvimento sustentável.
A preservação e a proteção ambiental se expressam em igualdade ambiental, que significa, entre outras coisas, água, ar e solo não contaminados, alimentos inofensivos, locais de trabalho apropriados e formas de vida mais saudáveis. Desse modo, o meio ambiente preservado potencializa as possibilidades do homem de preservar e maximizar sua saúde”.
Muito se tem falado de meio ambiente e de questões que preocupam pela extensão de suas consequências. Isso ocorre no sentido amplo, quando a atenção das pessoas e da mídia se ocupa com questões que muitas vezes têm dimensões catastróficas como: abertura na camada de ozônio, usinas com testes e acidentes nucleares, devastação das florestas ou da mata atlântica, derramamento de petróleo e outras substâncias nos mares e oceanos que polui e contamina as águas.
Nessas situações ficamos todos muito preocupados, com razão! Mas, na maioria das vezes, elas parecem estar acontecendo de uma forma tão distante do nosso dia-a-dia que não nos preocupamos ou não damos atenção suficiente, talvez como se não
fossem problemas nossos. Ou se não tivéssemos a dimensão do quanto essas situações estariam comprometendo a qualidade de vida, dessa e das próximas gerações porque resultam em degradação, descuido e desrespeito ao meio ambiente.
É necessário repensar as atitudes das pessoas e da postura mundial no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. Apontar prioridades e lutar por decisões políticas que precisam ser tomadas prontamente, para minimizar ou reverter esses eventos de
forma a garantir um mundo com melhores condições e qualidade de vida.



JUSTIFICATIVA




A escola tem um papel decisivo para construção de uma
consciência ecológica, pois a comunidade está mais próxima dos sujeitos e de suas relações com o próximo, o que facilita a mobilização comunitária para esse desafio. Desse modo, pode favorecer o desenvolvimento de ações locais e a responsabilidade social.
Através dos estudos que estamos realizando do livro Agrinho, Gestar e outras pesquisas que faremos, pensamos em elaborar o presente trabalho de pesquisa, a fim de aprendermos um pouco mais sobre o assunto e compartilhar o conhecimento adquirido aos demais alunos da nossa escola, a nossa intenção é melhorar nosso ambiente escolar e colaborar com nossas famílias, haja vista que são pequenos produtores rurais ( hortaliças).

Tal projeto justifica-se no sentido de orientar sobre os cuidados que se deve ter desde o semear da semente até a colheita e que são essenciais para nossa saúde como consumidores e tendo a preocupação com nosso ambiente.





















OBJETIVO GERAL





Investir em ambientes saudáveis ajuda o indivíduo a fazer
escolhas mais saudáveis, diminuindo sua exposição a fatores de risco e aumentar o contato dele com fatores de proteção à saúde. Este pode ser um foco importante nas práticas educativas em saúde que tradicionalmente atribuem um peso forte na responsabilidade do indivíduo sobre sua saúde sem considerar o contexto dele no ambiente em que convive.
Realizar estudos de pesquisa, atentando aos cuidados que devemos ter com nossa saúde e nosso ambiente.




OBJETIVO ESPECÍFICO


Através dos conhecimentos adquiridos com os estudos de pesquisa pretendemos:
→Ler e estudar os livros do Agrinho e Gestar;
→Repassar os conhecimentos aos demais alunos da nossa escola;
→Colaborar na manutenção de um ambiente escolar mais adequado;
→Auxiliar nossas famílias com orientações que aprendemos com as pesquisas quanto ao cultivo das hortaliças e os cuidados com a saúde e o ambiente.











FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



Em nome do "progresso" estradas, indústrias, usinas, cidades, máquinas e muitas outras coisas que ainda estão por vir e que não conseguimos nem ao menos imaginar, melhoram a qualidade de vida dos seres humanos de uma forma ou de outra, como no transporte, comunicação, saúde, etc. Mas será que tudo isso de bom não tem nenhum preço? Será que para ter toda essa facilidade de vida nós, humanos, não pagamos nada?. O progresso, da forma como vem sendo feito, tem acabado com o ambiente ou, em outras palavras, destruído o planeta Terra e a Natureza. E o Desenvolvimento Sustentável?
O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a idéia do Desenvolvimento Sustentável (DS), buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo.
Acredita-se que isso tudo seja possível, e é exatamente o que propõem os estudiosos em Desenvolvimento Sustentável (DS), que pode ser definido como: "equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social".
Para alcançarmos o DS, a proteção do ambiente tem que ser entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente; é aqui que entra uma questão sobre a qual talvez nunca tenhamos pensado: qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento? A diferença é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta.
O DS tem seis aspectos prioritários que devem ser entendidos como metas:
 A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc);
‚ A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver);
ƒ A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal);
„ A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc);
… A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios);
† A efetivação dos programas educativos.
Na tentativa de chegar ao DS, sabemos que a Educação Ambiental é parte vital e indispensável, pois é a maneira mais direta e funcional de se atingir pelo menos uma de suas metas: a participação da população.
Propiciar ambientes mais favoráveis à saúde, para que as pessoas possam desfrutá-los com prazer e alegria, é uma atividade de respeito à cidadania e ocorre no cerne de políticas públicas saudáveis.
Assim, o cuidar do meio ambiente retoma a reflexão em torno da promoção de saúde, pois promover saúde exige a ação de diversos setores para melhorar a qualidade de vida da população. Para promover saúde, exige-se uma ação política intersetorial, em que os diferentes segmentos da sociedade devem se mobilizar para melhorar, conservar e manter a qualidade do meio ambiente, mantendo as condições adequadas para uma vida saudável.
Na avaliação dos problemas da comunidade, por exemplo, algumas situações têm encaminhamentos e resoluções conduzidos diretamente pelos membros da comunidade, moradores e pessoas que convivem num mesmo local. Outras exigem a intervenção ou
decisão de um órgão do poder público, de uma empresa ou indústria e, por vezes, dependem de leis apropriadas, que
sejam inclusive cumpridas.
Contudo, a participação da comunidade é fundamental para identificar os problemas, analisar, definir melhor a gravidade da situação, eleger prioridades e, se for necessário, cobrar resolução dos responsáveis e autoridades.
É preciso fazer parceria, conversar com técnicos e se organizar em grupo para pensar coletivamente, definir prioridades, compartilhar soluções e apresentar proposta, participando
das decisões. Dessa forma nossa comunidade ainda nova em suas propostas está encaminhando para conseguir avanços no setor de coleta de embalagens de fertilizantes, preservação de mata ciliares presente em nosso Assentamento, lixo, água e outras prioridades que estão em discussão.






























METODOLOGIA



O presente projeto de pesquisa será realizado através de pesquisas em livros, revistas, internet e in-loco com pessoas que tenham Formação na área em questão.
A apresentação será em forma de Telejornal, para toda a comunidade escolar, tendo sua culminância dia seis de novembro do corrente ano.
Teremos reportagens que já estão sendo realizadas como aulas de campo, com visitas para entrevistas e informações nos seguintes locais em Campo Verde: Lixão, coleta de embalagens, reciclagem, Corpo de Bombeiros.
Outras reportagens e entrevistas com pessoas da comunidade envolvidas com o assunto e também apresentação dos alunos serão realizadas ao vivo na data acima citada.


























CONCLUSÃO



O Desenvolvimento Sustentável e a Saúde estão interligados e depende da ação de cada um. Não conseguiremos resultados com práticas isoladas, mas sim, se efetivamente tivermos consciência de que o Meio Ambiente nos proporciona tudo que precisamos para viver e com qualidade de vida, mas, precisamos saber que ela se esgota e por isso precisamos ter equilíbrio e praticar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente para que as próximas gerações possam gozar de uma vida saudável.































BIBLIOGRAFIA





AGRINHO, Revista, Meio Ambiente, 2009


GESTAR, TP6, Língua Portuguesa


ANDRADE, Maria Margarida, Noções Básicas para Cursos
Superiores – Língua Portuguesa


NOSSOfuturocomum/Meio Ambiente-Saúde-
Desenvolvimento Sustentável


WWW.amazonia.org

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